Conheça Um dos Modelos Em Blocos. Use o Roteiros de Metodologia e Você vai Deixar sua Pesquisa Impecável.

Modelo de Métodologia:

Tudo que Você tem Que Fazer é Sentar com uns 5 livros e Seguir o Que é Solicitado em Cada Parágrafo.

Como escrever o capitulo de Metodologia - Modelo 2

Bloco 1 - Classificação da pesquisa

Citação indireta conceituando "Pesquisa". Use mais de 4 linhas se possível.

Exemplo de como fazer:

De acordo com Andrade (2001, p. 121), "[...] pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos".

Bloco 2 - Definição Pesquisa Autor 1

Conceitue "Pesquisa" mais uma vez, mas agora use uma situação direta de um autor diferente do anterior se possível (recomendado).

Exemplo:

Doxsey (2007, p. 17 apud DEMO, 1981, p. 7-8), entende que pesquisa é:[...] a construção de conhecimento original, de acordo com certas exigências científicas. Não precisa ser também empírica, embora normalmente se suponha esta como a mais comum e importante....

Metodologia será, então, definida como o estudo dos instrumentos de montagem de uma teoria, o estudo dos arcabouços teóricos...

Atribuímos à Metodologia um interesse tendencialmente voltado à teoria, ou à parte teórica da produção científica, deixando a questão empírica para outra disciplina, muitas vezes chamada de Métodos e Técnicas, dedicada às técnicas de coleta (dados) e mensuração (variáveis).

Bloco 3 - Definição Pesquisa Autor 2

Outra definição de pesquisa, mas agora você focará no seu tipo de pesquisa, por exemplo, se sua pesquisa é do tipo "Pesquisa exploratória" conceitue-a usando um autor diferente e citação direta.

Exemplo:

Reis (2008, p. 55) destaca que:

A pesquisa exploratória é o primeiro passo de qualquer pesquisa, que acontece quando o tema escolhido é pouco explorado e o pesquisador precisa incorporar características inéditas e buscar novas abordagens. Ela é feita por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas, análise de exemplos sobre o tema estudado.

Bloco 4 - O que as pesquisas buscam

Neste ponto, você deve escrever o que as pesquisam buscam fazer, no sentido de explicar como será seu trabalho de pesquisa, use uma citação indireta neste momento para dar mais credibilidade.

Se sua pesquisa for por exemplo Exploratória e descritiva, faça o mesmo para o ambas.

Exemplo:

Pesquisas exploratórias: buscam uma aproximação com o fenômeno, pelo levantamento de informações que poderão levar o pesquisador a conhecer mais a seu respeito (DOXSEY, 2007, p. 41).

Pesquisas descritivas: realizadas com o intuito de descrever as características do fenômeno (DOXSEY, 2007, p. 41).

Bloco 5 - Objetivo da pesquisa

Neste ponto você deve falar sobre o objetivo da pesquisa. Use uma citação indireta neste caso.

Exemplo:

Para Gil (1999, p. 44), as pesquisas descritivas "têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis".

A pesquisa descritiva tem o objetivo de descrever as características do fenômeno através da descrição de fatos, sendo realizada no momento da coleta de dados buscando identificar, analisar e descrever as evidências que devem ser observadas da entrevista, tendo como firmamento o conhecimento científico.

Bloco 6 - Seu tipo de pesquisa

Neste ponto, após ter conceituado os tipos de pesquisa, você deve dizer qual é o seu tipo de pesquisa.

Exemplo:

Para melhor exploração desta pesquisa, observou-se que ela é classificada como pesquisa:

  • Exploratória
  • Descritiva.

Bloco 7 - Técnicas para coleta de dados

Breve introdução para informar sobre que tipo de coleta de dados usou.

Exemplo:

Para acrescentar no valor deste projeto utilizou-se como técnicas para coleta de dados os seguintes instrumentos: a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a observação.

Bloco 8 - Conceito de técnica para coleta de dados

Citação indireta sobre sua técnica de coleta de dados, as mais conhecidas são:

  • Questionários
  • Entrevistas
  • Observação
  • Fontes de dados de arquivos (fichas, documentos etc)
  • Livros

Exemplo:

Gil (1999, p. 65), por sua vez, salienta que: "a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos".

Bloco 9 - Porque usou essa técnica de coleta ?

Neste ponto, você deve dizer porque escolheu essa técnica de coleta de dados. Use suas próprias palavras.

Exemplo:

Notou-se a pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e abstração de conhecimento sobre o ensino a distância e presencial.

Bloco 10 - Conceito da sua técnica de coleta principal

Neste bloco você deve conceituar sua técnica de coleta principal.

Use uma citação direta de preferência.

Exemplo:

O estudo de caso, por sua vez, é definido por Reis (2008, p. 54), como:

O estudo de caso é uma técnica de pesquisa com base empírica. Consiste em selecionar um objeto de pesquisa, que pode ser um fato ou um fenômeno estudado nos seus vários aspectos. Neste tipo de pesquisa o pesquisador e o participante representante da situação-problema cooperam mutuamente com o estudo.

Bloco 11 - Conceito da sua técnica de coleta principal autor 2

Faça mais uma citação sobre sua técnica, mas agora use uma citação indireta de outro autor.

Exemplo:

Para Santos (2000, p. 28), "selecionar um objeto de pesquisa restrito, com o objetivo de aprofundar-lhe os aspectos característicos é o estudo de caso, cujo objeto pode ser qualquer fato/fenômeno individual, ou um de seus aspectos".

Bloco 12 - Aplicação da técnica de coleta

Neste bloco você deve informar como você vai aplicar a técnica dentro do seu cenário, neste momento, você terá que falar sobre algo do seu estudo, onde será e como aplicará a técnica.

Exemplo:

O objetivo principal deste estudo de caso foi perceber e estudar de maneira focada a visão de professores de ensino superior presencial em relação ao ensino a distância tendo como universo a instituição UNIVC - Faculdade Vale do Cricaré, situada no município de São Mateus/ES, no ano de 2012.

Bloco 13 - Fontes para coleta de dados

Introdução sobre a classificação das fontes de coleta de dados, você deve introduzir fontes primárias e secundárias.

Você pode usar um texto bem similar ao exemplo abaixo, pois só existe essas duas classificações.

Exemplo:

Quanto à classificação, as fontes para a coleta de dados podem ser primárias e secundárias.

Bloco 14 - Qual classificação foi utilizada

Neste ponto, você deve informar quais fontes para coleta de dados usou.

Dados primários - Dados que ainda não sofreram estudo e análise. Para coletá-los normalmente utilizamos técnicas como (Entrevistas, Questionários, formulários e observação)

Dados secundários - Dados que já se encontram disponíveis, pois já foram objeto de estudo e aná-lise(livros, teses e etc).

Exemplo do que escrever neste bloco:

Para realização desta pesquisa utilizou-se as fontes primárias, visto que temos em posse dados ainda não estudados e também fontes secundárias, devido a pesquisa e coleta de informações bibliográficas pautadas no assunto objeto de estudo.

Bloco 15 - Conceito de fontes para coleta de dados

Neste bloco faça uma situação direta para o tipo de fonte da sua pesquisa, se for primária então faça a citação sobre fonte primária.

Use uma citação direta.

Exemplo:

Rampazzo (2005, p. 51), assim conceitua:

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes. Quando o levantamento ocorre no próprio local onde os fenômenos acontecem, temos uma documentação direta (por exemplo, na entrevista). E, quando o pesquisador procura o levantamento que outros já fizeram temos a documentação indireta.

A documentação indireta, por sua vez, pode ser encontrada nas fontes primárias, ou na bibliografia (livros e artigos).

No primeiro caso, a pesquisa é documental; no segundo, bibliográfica.

Bloco 16 - Relacione suas técnicas com a fonte escolhida

Neste bloco relacione as técnicas que utilizará com a fonte de coleta definida. Por exemplo, se você usará questionário e a fonte é primária, então você relaciona questionário com a fonte primária, veja no exemplo.

Use usas palavras.

Exemplo do que escrever neste bloco:

Portanto, neste projeto entende-se como fonte primária o questionário aplicado junto aos professores da instituição em estudo para colher os dados necessários e atender aos objetivos propostos.

Bloco 17 - Caracterização da amostra pesquisada

Neste bloco, você deve descrever como foi feito sua amostra.

Dentro de um universo, você deve dizer qual a amostragem selecionada. Se você pesquisará empresas de serviço, então todas da sua cidade seria uma tarefa humanamente impossível, por isso, você deve selecionar uma amostra em quantidade menor para que você possa fazer usa pesquisa e então explicar o motivo pelo qual fez essa amostra.

Exemplo:

Para a conclusão deste trabalho, as informações de maneira sensata foram obtidas através de um questionário de 10 perguntas relacionadas ao assunto estudo, aplicado junto aos professores da instituição UNIVC - Faculdade Vale do Cricaré. A pesquisa foi realizada no entre 05 de Março de 2012 até 16 de Março de 2012, período este de mais disponibilidade dos professores.

Bloco 18 - Grau de credibilidade de sua amostra

Neste bloco você deve mostrar o grau de confiabilidade dos seus dados, mostre de alguma forma que você está apresentando dados confiáveis.

Veja um exemplo:

A pesquisa possui um grau de 60% de confiabilidade dos dados apresentados e analisados, uma vez que foi realizada por meio de um questionário envolvendo o universo de 50 professores onde obtivemos resposta de um total de 30.

Das variáveis do calculo:

· Universo de Estudo = UE

· Quantidade Respostas = QR

· Unidade de conversão para porcentagem = UC

Da formula usada:

Portanto, por via de calculo matemático tem-se a seguinte formula: (QR/EU) * UC

Dos valores assumimos:

UE = 50 professores no total.

QR = 30 respostas.

UC = 100 como valor fixo.

Do resultado do calculo:

Resultado: (30 / 50) * 100 = 60%

Bloco 19 - Instrumentos para coleta de dados

Informe em poucas palavras qual o instrumento para coleta de dados foi utilizado.

Os instrumentos conhecidos são:

  • Questionário
  • Entrevista
  • Observação direta
  • Registros institucionais (Analise documental)
  • Grupo focal - (Pequeno grupo de até 12 pessoas informal)

Exemplo:

Como instrumento para coleta de dados utilizou-se o questionário, a fim de se obter uma melhor apreciação do conteúdo apresentado no trabalho.
Bloco 20 - Citação sobre o instrumento escolhido
Faça uma citação direta sobre o instrumento de coleta de dados escolhido, abaixo segue um exemplo para "Questionário".

Exemplo:

Segundo Lopes (2006, p. 241 apud LAKATOS, 2001, p. 201) questionário é:[...] um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Em geral, o pesquisador envia o questionário ao informante, pelo correio ou por um portador; depois preenchido, o pesquisado devolve-o do mesmo modo. Junto com o questionário deve-se enviar uma nota ou carta explicando a natureza da pesquisa, sua importância e a necessidade de obter respostas, tentando despertar o interesse do recebedor, no sentido de que ele preencha e devolva o questionário dentro de um prazo razoável.

Bloco 21 - Fechamento do estudante

Com suas palavras faça um fechamento (observações) sobre a citação direta anterior. Use menos de 5 linhas.

Exemplo:

Tendo como respaldo o autor, portanto o questionário permite que obtenhamos a opinião de pessoas sobre o porquê da natureza de um fenômeno específico. Este instrumento possibilita se bem executado, uma maior exatidão da pesquisa.

Professor de Universidade Cria Método Simples que Aplicado como um Roteiro Passo a Passo, deixa Qualquer TCC muito Fácil.